Irmãos Agostinho: de pequeno estabelecimento a grande empreendimento

1953

O primeiro estabelecimento dos Irmãos Agostinho Ltda. foi fundado na avenida São Paulo, nº 1.140, em 10 de junho de 1953. Inicialmente foi denominado de Casa São Pedro em homenagem a cidade natal de seus fundadores (São Pedro do Esteval), os portugueses Luiz e Joaquim Agostinho. Dentro de pouco tempo o processo de expansão daquele empreendimento teria início. 

Em 22 de setembro daquele mesmo ano em que abriram as portas, a primeira filial foi inaugurada em Goioerê, onde foram considerados pioneiros na venda de materiais para construção e comércio em geral. Em 1956 outra loja foi aberta, dessa vez, em Xambrê. Terra Boa recebeu uma unidade em 1958. Um ano depois foi a vez de Astorga. 

Posteriormente sua razão social foi alterada para Irmãos Agostinho S/A - Comércio e Importação, quando teve sua fantasia modificada para Supermercados Agostinho.

Com novo terreno adquirido na avenida São Paulo, nº 461, sua matriz e depósito foram construídos no ano de 1967. Ainda em Maringá, na avenida Brasil, Vila Operária, foi inaugurado um supermercado da rede em uma área com 400m². Ao longo da década de 1970, essa instalação seria modernizada e ampliada, momento que também ocorreram transformações em outras unidades da região e de Assis Chateaubriand. 

As imagens mostram a primeira unidade dos Irmãos Agostinho, na avenida Paraná, e a filial de Goioerê. A última foto traz os diretores Joaquim e Luiz Agostinho junto do então 1º tenente Antonio Tadeu Rodrigues, do gerente da filial da avenida Brasil, Alcino Miranda de Souza, e do contador do grupo, Armando Tavares. 


Fonte: Folha do Norte do Paraná de 15 de junho de 1978 / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.