1ª Máquina de Café de Maringá

1940

A Máquina de Café Santo Antônio, construída com madeiras de péroba pela Companhia de Terras Norte do Paraná na década de 1940, provavelmente foi a primeira de Maringá. Em seu livro, Terra Crua, Jorge Ferreira Duque Estrada se tornou proprietário de uma máquina de café ao lado do Posto Villanova (de Inocente Villanova). Acompanhe o trecho na íntegra:

Com Ignácio Morais Teixeira organizei uma compradora de café em coco. Adquirimos a primeira máquina de beneficiar café que aqui se construiu, localizada logo na entrada da cidade, ao lado do Posto Villnova. Foram seus construtores os irmãos Constantino, originários da Rússia.

O Posto Villanova (e também a Serraria de mesmo nome) ficava próximo do encontro das Avenidas Mauá e Tuiuti. Endossando, assim, que a máquina ressaltada por Duque Estrada, pode ser a Santo Antônio. Infelizmente, a estrutura histórica foi demolida em 2004.

Fonte: Livro: Homenagem ao cinquentenário de Maringá - Edgar Ostenhoth / Acervo Maringá Histórica / Livro: Terra Crua - Jorge Ferreira Duque Estrada.

Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.