Calil Haddad - Década de 1960

1960


Tido como primeiro teatrólogo de Maringá, Calil Haddad é uma referência nas artes cênicas da região ao lado de Elfrida Biscaia, Oscar Leandro, dentre outros.

Proveniente de uma família grande e de origem síria, Calil tinha nove irmãos, todos filhos de Nassib Haddad e Regina Haddad. Chegou em Maringá aos vinte anos de idade, já formado em direito, profissão que manteve  no escritório na rua Néo Alves Martins, segundo sua estrela e amiga, Leila Assef. 

Calil Haddad era culto, dava aulas de francês e matemática e dedicava o seu tempo livre a viajar aos grandes centros, onde consumia arte e cultura avidamente, assistindo aos maiores espetáculos do Brasil. Era frequentador de cinema e de programas de auditório no rádio. Não deixava de marcar  presença em eventos realizados em circos e salões paroquiais em Maringá e região. Mantinha-se atento à produção independente.

Numa dessas viagens conheceu Victor Andreatta, alemão radicado no Brasil que cultivou em Calil Haddad os conhecimentos sobre direção teatral e os melhores meios de extrair o potencial de uma pessoa sobre os palcos.

Assim o homem culto pôde exercer sua paixão maior, o teatro, e elaborar suas relações com a performance e o público. Calil Haddad tinha acesso aos textos de teatro que ele mesmo reproduzia à máquina de escrever a fim de distribuir aos colegas do TMC, Teatro Maringaense de Comédia, o qual fundou e dirigiu. 

A fotografia, tirada para ilustrar os programas dos espetáculos do TMC, mostra Calil Haddad trajando camisa branca, terno e gravata preta. Na mão traz um anel pesado, aparentemente de formatura, e um relógio. Aparece com o olhar baixo mantendo um cigarro entre os lábios. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá.


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.