Interior da Loja Prosdócimo - Década 1970

1950


A marca Prosdócimo figura na memória nacional como uma das maiores empresas de eletrodomésticos e eletroeletrônicos para o lar. A marca pertenceu a João Prosdócimo, de origem italiana, e a primeira unidade se instalou em Curitiba, na década de 1940. No início, a sua produção era voltada para bicicletas suecas, que foram o carro-chefe da empresa. Depois, tornou-se uma loja de departamentos e expandiu os negócios para televisores, rádios, refrigeradores e demais bens de consumo e conforto para o lar. 

Em Maringá, a Loja Prosdócimo foi administrada por João de Faria Pioli, tendo sido inaugurada em 1954. Ficava na então rua General Câmara (atual Basílio Sautchuk) esquina com a rua Santos Dumont, precisamente na Praça da Rodoviária (hoje Napoleão Moreira da Silva),  nº. 2937, no prédio onde hoje é a sede da ACIM e do SICOOB. 


A arquitetura era uma referência em todas as unidades das Lojas Prosdócimo e em Maringá não era diferente. O edifício vistoso era reproduzido largamente nos anúncios que preenchiam quase todas as edições de jornais da época. A unidade local, após sofrer melhorias e ampliações, foi considerada a maior no interior do Estado. 

As ações de publicidade não se limitavam aos anúncios, pois eram realizados sorteios e concursos culturais a fim de atrair compradores e colocar o nome da marca na mente de clientes. A imagem traz dois funcionários da loja que flanqueiam clientes sorteados com aparelhos televisores e máquinas de costura. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá.


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.