Tutomu Sanuki - 1949

1949


A memória da fotografia de Maringá conta com grandes nomes. Kenji Ueta é o mais conhecido, tido como pioneiro da fotografia na cidade. Mas, antes deles, outras empresas e profissionais atuaram na produção de imagens, sendo a maioria deles de origem japonesa. 

O primeiro estabelecimento foi o Foto Primeiro, de Shizumo Kubota. Originalmente, Kubota nomeou o estabelecimento frisando o pioneirismo, sendo então o primeiro estúdio de fotografia e revelação, funcionando no atual Maringá Velho. 

Outro desses pioneiros nipônicos foi Tutomo Sanuki, fundador do  Foto Moderno, que foi inaugurado em 1949. O estabelecimento estava situado na antiga rua Cleópatra, atual José Jorge Abrão. 

A imagem mostra o jovem Tutomo em sua residência, naquele mesmo endereço, em frente à cerca de madeira e atrás de arbustos de folhas finas. 

Fazendo jus à memória fotográfica maringaense é preciso mencionar também, nas primeiras décadas, o estabelecimento de Augusto Eduardo Eidam que se denominava Foto Lux. Foi o terceiro a se estabelecer na cidade, já na área do Maringá Novo.

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá.


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.