Pereira Canto e Lima Bastos - Década de 1990

1990


O registro foi feito em algum evento do Lions Clube que ocorreu no salão social do Maringá Clube, provavelmente, no início da década de 1990. À esquerda aparece o advogado Edmundo Pereira Canto conversando com Aloysio de Lima Bastos, o primeiro ortopedista a atender em Maringá. A sua clínica ficava na praça Manoel Ribas. 

Graduado pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná em 1945, Edmundo Pereira Canto prestou concurso no Departamento Administrativo do Serviço Público no Rio de Janeiro. Entre 1948 e 1949, especializou-se com uma bolsa de estudos na New York University e, em 1950, defendeu sua tese e obteve o grau de Master of Comparative Jurisprudence. Ao retornar ao Brasil, tornou-se chefe do Departamento Legal da empresa de combustíveis Texaco, no Rio de Janeiro. Cargo que ocupou até 1953. 

Edmundo Pereira Canto decidiu se mudar para Maringá em 1954, após receber uma carta de um ex-colega de faculdade, Zeferino Krukoski, que havia se tornado o primeiro juiz da recém-instalada Comarca. Veio por interesse no campo de trabalho em expansão e nas oportunidades oferecidas pela fronteira que se abria. 

Na nova cidade, assumiu posição de liderança em várias atividades comunitárias que exerceu. Foi um dos fundadores e primeiro presidente do Instituto Brasil–Estados Unidos–Maringá, que oferecia aulas inglês. Ainda, coordenou a sessão de fundação do Lions Clube e foi presidente da Associação dos Advogados de Maringá. Esse envolvimento o credenciou para se tornar o primeiro presidente da Subseção de Maringá da Ordem dos Advogados do Brasil, vindo a ser reeleito. Portanto, desempenhou a função entre 1959 e 1963.

Na década de 1960, além de participar da criação da Cooperativa dos Cafeicultores de Maringá, a Cocamar, Edmundo Pereira Canto também integraria o corpo docente da recém-fundada Faculdade Estadual de Direito de Maringá. É provável que tenha sido um dos primeiros docentes do ensino superior do Município a deter um título de mestrado. Pouco tempo depois, mudou-se para Londrina.

O advogado Edmundo Pereira Canto faleceu em setembro de 2023, aos 102 anos.

Fontes: Acervo da Família Ferreira Lopes / Foto de Laércio Nickel Ferreira Lopes / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.