Joaquim Moleirinho na Ilha Maringá - Década de 1970

1970


Os registros foram feitos pelo dentista e fotógrafo amador Laércio Nickel Ferreira Lopes. Eles mostram aspectos da Ilha Maringá, também conhecida como "Chaminé", que está situada em Naviraí, no atual Estado do Mato Grosso do Sul, que foi criado em 1977 e implantado em 1979. Possivelmente, as imagens sejam dessa época. 

Vemos à esquerda da primeira foto o empresário e sócio do Frigorífico Central, que tinha sede em Maringá, Joaquim Duarte Moleirinho. Destaque para a placa no guarda-corpo do primeiro pavimento da construção em madeira: "Ilha Maringá. Rancho da preguiça. Expressamente proibido trabalhar".

O Frigorífico Central ganhou grande destaque entre as décadas de 1950 e 1980, sendo um dos mais importantes da região. No início de sua operação, a via onde ele estava instalado chegou a ficar conhecida como estrada "Boiadeira", devido ao grande fluxo de animais que seguiam para o abate. A empresa foi fundada em 1954 com o nome de Frigorífico Luso-Brasileiro Central, pelos portugueses Joaquim Duarte Moleirinho e Joaquim Gomes Caetano, ambos receptores de títulos de Cidadão Honorário de Maringá. 

Ocupando uma área com quase 20 alqueires ao lado do Bosque II, depois de ser incorporado pela indústria Palmali, o espaço passa por atualmente por amplo processo de modernização.  

Reconheceu o outro personagem? Tem mais informações? Deixe um comentário. 

Fontes: acervo da família Ferreira Lopes / Fotos de Laércio Nickel Ferreira Lopes / Acervo Maringá Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.