Cine Horizonte - Década de 1950

1950


O Cine Horizonte não foi o primeiro de Maringá. Esse título pertence ao Cine Primor, que ficava na avenida Brasil, na região do Maringá Velho. O Cine Horizonte funcionou, inicialmente, no mesmo logradouro, mas na Vila Operária, quase em frente à Igreja São José, onde atualmente funciona o Supermercado Bom Dia. 

O empreendimento edificado em madeira foi construído sob a tutela de Waldemar Cambaroto, construtor contratado pelo proprietário Antonio Del Grossi. 

Na imagem é possível ver uma figura masculina de cabelos curtos, vestido inteiramente de branco, à exceção dos sapatos, posicionado de lado para câmera, segurando o que parece ser papel e caneta, voltado para o muro onde se pode ver uma propaganda eleitoreira para o pleito de governador. 

A ideia do nome, segundo Eduardo, filho de Antonio Del Grossi, vinha da percepção do pai sobre a leitura do tempo. Eduardo conta que o pai notava que as pessoas do campo marcavam o tempo pelo nascer e pôr do sol, e, assim, orientavam suas atividades. E a beleza do espetáculo o inspirou a batizar a sua firma de “Empreza (sic) Cinematográfica Horizonte”, que foi fundada em 1951. 

No ano de 1966, o empreendimento foi transferido para a avenida Riachuelo, onde passou a ocupar um espaço estruturado em alvenaria. 

O Cine Horizonte ficou conhecido por realizar promoções que hoje podem ser lidas como marketing de guerrilha. Podemos citar o caso do avião destroçado exibido em frente ao cinema para promover o filme “Sobrevivente dos Andes”, de 1976. 

O cinema funcionou até o início do novo milênio. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá.


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.