Haroldo Leon Peres impugnado - 1986

1986

Em 1986, o ex-governador do Paraná, Haroldo Leon Peres tentou emplacar o seu nome pelo PFL para concorrer como deputado federal. Tendo renunciado ao cargo de chefe de Executivo do Estado em 1971, devido à diversas denúncias de corrupção, Peres vinha tentando retornar à vida pública desde 1981. 

Naquela oportunidade, Haroldo tentou se filiar ao PMDB, mas teve o seu pedido negado pela comissão executiva do diretório de Maringá. O argumento se baseava em razões de caráter moral, ou seja, “arbitrariedade e corrupção”. Leon Peres recorreu e conseguiu temporariamente manter a filiação na Justiça, mas não viabilizou o seu nome para a disputa.  

Com base reestabelecida na cidade, lecionou no departamento de Direito da Universidade Estadual de Maringá e, ainda, reativou o seu escritório de advocacia. 

Para as eleições gerais de 1986, com outra perspectiva que se deu com a abertura democrática nacional, Haroldo Leon Peres tentou novamente emplacar na disputa. Na oportunidade, o presidente do PFL, Matos Leão, garantiu ao ex-governador o seu acesso naquelas eleições. Segundo matéria veiculada em 14 de maio de 1986: "Ele me garantiu que não aceitará (...) o destaque de meu nome na convenção, nem qualquer impugnação que me venha a ser feita, pois o partido respeitará a soberania do diretório municipal de Maringá, que me lançou como candidato", destacou o político. 

O deputado federal Antonio Fayet fez articulações para inviabilizar o nome do ex-governador naquela disputa. 

Tendo sido pai de quatro filhos ao lado da esposa, Helena, Haroldo Leon Peres faleceu em 16 de setembro de 1992, jurando até os últimos dias  que era inocente das acusações que o levaram a deixar o comando do Paraná. Depois que renunciou ao cargo, embora tenha tentado, o advogado não conseguiu mais disputar outra eleição. 

Fontes: Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / O Jornal de Maringá de 14 de maio de 1986 / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.