Marchas da Família com Deus pela Liberdade e as eleições de 1964

1964

Às vésperas da eclosão do movimento que culminou na instauração do regimento civil militar, em 31 de março de 1964, ocorrem em apoio ao golpe as "Marchas da Família com Deus pela Liberdade". Essa série de manifestações populares se espalharam pelo Brasil, seguindo até junho daquele ano em resposta ao que foi considerada, pela ala conservadora nacional, uma ameaça comunista.

Segundo consta, em Maringá essas manifestações foram lideradas pelo então bispo diocesano Dom Jaime Luiz Coelho, João Paulino Vieira Filho e Adriano José Valente. Impressionado com o apoio popular obtido pela marcha, Valente adaptou para a sua campanha como prefeito naquele ano o slogan do movimento.

O registro acima mostra o palanque da UDN, montado na Vila Operária, durante as eleições municipais. quando o advogado Ricarte de Freitas discursava ao lado de Jorge Sato, que disputou como vice-prefeito ao lado de Adriano José Valente. 

De toda sorte, a vitória daquele páreo ficou com o médico Luiz Moreira de Carvalho, que foi apoiado pelo ex-prefeito João Paulino Vieira Filho. 

Fonte: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.