Praça Napoleão Moreira da Silva - Década de 1970

1970


A imagem mostra o platô central da praça Napoleão Moreira da Silva, provavelmente, ao longo da década de 1970. À direita, dois homens aparecem sentados nos bancos sinuosos em concreto, os quais foram instalados entre às palmeiras imperiais.

Embora constasse no projeto original de Maringá, a urbanização da praça Napoleão Moreira da Silva se deu apenas no início dos anos 1960. Tanto as obras quanto a sua arquitetura, desenvolvida por José Augusto Bellucci, foram financiadas pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná. A solenidade de inauguração ocorreu em maio de 1962, durante as festividades do 15º aniversário da cidade. 

A grande movimentação de pessoas até então era fruto da estação rodoviária que funcionava no local. Com as benfeitorias promovidas pela colonizadora, a praça se transformou em um ambiente de convivência para os maringaenses. Complementada com amplo paisagismo, a praça Napoleão Moreira da Silvou virou ponto de encontro e de referência. 

O logradouro também era ocupado por outros equipamentos, como a Unidade Satélite de Ação da Pré-Escola, a Usape. Posteriormente, o terminal urbano também se instalaria nas imediações. 

Fontes: Acervo da Família Ferreira Lopes / Foto de Laércio Nickel Ferreira Lopes / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.