Pioneiro: Luty Vicente Kasprowicz

1956

Nascido a 17 de junho de 1931 em Curitiba, se casou com a Dra. Thelma Villanova, filha do primeiro prefeito de Maringá, Inocente Villanova.

Luty cursou o primário e o secundário no Colégio Dom Miro Cezar na capital paranaense. Em 1931, graduou-se como oficial da Reserva do Centro de Preparação de Oficiais do Estado do Paraná. Conquistou o diploma de engenheiro civil em 1955, pela Universidade Federal do Paraná.

Chegou a Maringá, em definitivo, no ano de 1956, para ocupar na ocasião, o cargo de engenheiro da recém constituída Prefeitura da cidade, onde seu sogro havia acabado se tornar prefeito. Um ano depois, Luty constituiu sua empresa de Projetos e Construções. Em 1958, ocupou o cargo de engenheiro da comissão de constituição dos primeiros silos e armazéns do Instituto Brasileiro do Café (IBC) no norte do Paraná.

É pós-graduado em Geologia e Mecânica de Solos. Foi o único representante brasileiro na II Mesa Redonda Pan Americana de Arquitetos realizada em São Paulo, em 1962.

Além disso, foi o primeiro secretário de Obras e Viação de Maringá, durante a gestão de João Paulino Vieira Filho (1960-1964). Posição que voltou a ocupar durante a gestão de Adriano José Valente (1969-1972).

Fonte: Revista Maringá Ilustrada - Maio de 1972 / Acervo Maringá Histórica.



Foram encontrado(s) 4 registros relacionados ao pioneiro Luty Vicente Kasprowicz

1970

Avenida Getúlio Vargas x Avenida XV de Novembro - Anos 1970

Belo registro da avenida XV de Novembro esquina com a avenida Getúlio Vargas, possivelmente, no final da década de 1970.À direita aparece a então Biblioteca Municipal Bento Munhoz da Rocha Neto. Projetada por Luty Vicente Kasprowicz, esse equipamento cultural foi inaugurado em novembro de 1975. Imponente, logo na sequê[...] Leia mais


1975

Avenida XV de Novembro - 1975

Belo registro da avenida XV de novembro, em 28 de novembro de 1975.Nela surge imponente o prédio da Biblioteca Municipal Bento Munhoz da Rocha Neto, que seria inaugurado dentro de poucos dias. Com projeto do engenheiro curitibano Luty Vicente Kasprowicz, o equipamento público empresta o nome do 34.º governador do Esta[...] Leia mais


2020

VLOG: Edifício Atalaia

Com projeto do engenheiro civil Luty Vicente Kasprowicz, o Edifício Atalaia é um prédio comercial que foi empreendido pela Organização São Marcos Ltda., empresa do médico Said Felício Ferreira, proprietário do Hospital e Maternidade São Marcos. Com 12 pavimentos, incluindo sobreloja, térreo e subsolo, o edifício é[...] Leia mais



Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.