Novo prédio da Biblioteca Municipal - 1963

1963

Segundo divulgado em O Jornal de Maringá de março de 1963, o térreo do Edifício João Tenório Cavalcante, localizado na avenida XV de Novembro esquina com a avenida Duque de Caxias, seria transformado na sede da Secretaria de Educação e na Biblioteca Municipal. 


Na imagem aparece à extrema esquerda, o então vereador Mário Clapier Urbinati. O advogado Ivan Neves Pedrosa, membro da diretoria da OAB subseção Maringá, surge em penúltimo, da direita para a esquerda. Reconheceu os demais personagens? Deixe um comentário. 

Aquelas salas comerciais até então eram ocupadas pela agência do Banco do Brasil, que foi inaugurada no local em 17 de dezembro de 1953. Utilizando este espaço de forma alugada, dez anos depois o banco transferiu a sua estrutura para o prédio próprio que foi construído ao lado da Estação Rodoviária Municipal, na travessa Guilherme de Almeida esquina com a rua Joubert de Carvalho. 

Criada por força de lei em 1957, a Biblioteca Municipal mudaria de endereço apenas em novembro de 1975, quando passou a contar com sede própria na avenida XV de Novembro esquina com a avenida Getúlio Vargas. A partir de projeto elaborado pelo engenheiro Luty Vicente Kasprowicz, o equipamento cultural recebeu o nome de Bento Munhoz da Rocha Neto em homenagem ao ex-governador do Paraná. 

Fontes: O Jornal de Maringá de 2 de março de 1963 / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.