Skatistas da história de Maringá - Anos 1970 e 1980

1970

Em 1975, a praça Pedro Álvares Cabral, na avenida Cerro Azul, recebeu uma grande intervenção. Com projeto do engenheiro Luty Vicente Kasprowicz, a sua reurbanização ficou sob responsabilidade do engenheiro Reinaldo Marcolin. Com nova finalidade, o logradouro passou a ter uma pista de patinação, esporte que era muito praticado pelos jovens da época. Vale destacar que a cidade havia recebido vários espetáculos artísticos que envolviam aquela modalidade esportiva, como o Holiday on Ice e os Periquitos em Revista. 

Após as obras, a pista de patinação da praça Pedro Álvares Cabral se apresentou com 677,60 m². A sua delimitação ficou por conta de taludes gramados que estavam a 80 cm do nível das calçadas externas. Em pouco tempo, o espaço foi ocupado pela prática do skate, que ganhava cada vez mais espaço em Maringá naquela período. 


Em meados de 1978, alguns jovens começaram a se organizar em pequenos grupos para a prática do skate, que ganhava cada vez mais adeptos na cidade. O logradouro, então, passou a ser conhecido como praça de Patinação e, desde aquela época, os praticantes do esporte já construíam os seus próprios obstáculos. 

Na década de 1980, os primeiros campeonatos passaram a ser organizados com o patrocínio de lojas locais. Dois skatistas, então, se destacaram: Guilherme Ogava (patrocinado pela Coca-cola) e Sato, que aparecem nos dois últimos registros. Obviamente, anos depois outros personagens também tiveram os seus nomes marcados na prática do esporte. 


Mais tarde a praça de Patinação ficaria popularmente conhecida como "banks". 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.