Folia de Reis - 1974

1974


As festividades da Folia de Santos Rei em Maringá existem desde a década de 1950. A festa que também recebe o nome de Folia de Reis, Companhia de Reis ou Reisado é uma manifestação católica trazida pelo colonizador português ao Brasil e tem como premissa remontar os reis magos em adoração ao Menino Jesus, a A Magis Adoratur (latim) ou seja, a Epifania do Senhor ou Teofania. 

O sucesso era tanto que, a partir da década de 1970, a prefeitura passou a organizar o evento e a premiar  a manifestação mais fiel às características do reisado. O auge da festividade aconteceu em 1974, durante a sua quinta edição,  de quando são datadas as imagens apresentadas. 


Segundo o historiador João Laércio Lopes Leal, “realizado no Ginásio de Esportes do Maringá Clube, o evento foi aberto, oficialmente, com o discurso da secretária Nadyr Maria Alegretti. Posteriormente, foi feita a leitura da profecia pelo Sr. Clineu Wolff Júnior e, finalmente, o Sr. Amaro Ferigato (Nhô Quincas), locutor e apresentador da Rádio Difusora, deu início às apresentações.” Apresentaram-se 18 grupos folclóricos naquele ano.


Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / LEAL, João Laércio Lopes. História Artística e Cultural de Maringá. 1936-1990. Imprima Conosco: 2016.


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.