Cobertura do lançamento da Pedra Fundamental da Catedral - 1958

1958

A revista A Estampa do Norte do Paraná, por meio do seu diretor, o jornalista Ivens Lagoano Pacheco, registrou, na manhã do dia 16 de agosto de 1958, o lançamento da Pedra Fundamental do que viria a ser a nova Catedral de Maringá.

O evento foi realizado na antiga praça do entorno da Catedral. Segundo a matéria, os fiéis lotaram o espaço para ver as pedras bentas serem postas como símbolo do início das obras.  

Diversas autoridades políticas estiveram presentes, como Néo Alves Martins, representantes da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, como Hermann Moraes Barros e  Gastão de Mesquita Filho, além de autoridades religiosas, como o próprio bispo local, Dom Jaime Luiz Coelho, e o Arcebispo de Curitiba, Dom Manuel da Silveira d'Elboux. 

A matéria também traz uma fotografia da maquete da Catedral a ser construída, em seu formato cônico, que ficou exposta na igreja ainda em madeira durante todas as fases de construção do cone, como forma de inspirar a população a continuar contribuindo para o projeto. 

Uma urna contendo jornais da época foi lacrada, como cápsula do tempo, e fez parte da cerimônia. 


Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Revista  Estampa do Norte do Paraná - Agosto de 1958.



Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.