Seminário Diocesano de Maringá - 1968

1968

Localizado em Maringá, na rua Dom Helder Pessoa Câmara, o Seminário de Filosofia Nossa Senhora da Glória iniciou sua história no ano de 1958, quando no dia 15 de agosto, na festa de Nossa Senhora da Glória, foram lançadas as pedras fundamentais do seminário e da catedral. 

O bispo Dom Jaime Luiz Coelho conseguiu, com a Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, uma área de cinco alqueires no meio do mato, à direita da estrada que vai de Maringá a Paranavaí 

Sua inauguração se deu no dia 24 de março de 1962, com uma missa solene presidida por Dom Jaime, dez anos antes da catedral, cujas obras começaram ao mesmo tempo.  No início da década de 1960, chegou até a existirem questionamentos de que o bispo estaria priorizando a edificação do Seminário Diocesano ao invés de concluir a Catedral.

Em 1964, se iniciaram as obras do 2º pavilhão, que terminariam somente no ano de 1968, porém o seminário só estaria realmente terminado quando fosse construído o 3º pavilhão, o que só ocorreu em 1982. Assim, no dia 21 de março daquele ano, como afirmou o padre Orivaldo Robles: “Deu-se por finalmente concluída a principal obra da Igreja de Maringá” (ROBLES, 2007, p.154).

O reservatório de água do seminário foi construído em formato de cálice,  o que chama a atenção e dá distinção à paisagem do espaço. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / ROUBLES, Orivaldo, Pe. A IGREJA QUE BROTOU DA MATA – OS 50 ANOS DA DIOCESE DE MARINGÁ. Maringá, Dental Press, 2007.


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.