Uma análise temporal a partir do centro de Maringá - 1957

1957

Interessante vista do centro de Maringá, possivelmente, no início de 1957.

A demarcação exata de fotos históricas da cidade é complexa devido a maioria das imagens não possuírem um registro que date, em caráter oficial, o momento em que foram produzidas. Quando dependemos da memória dos antigos moradores nem sempre as lembranças possuem a precisão almejada. 

Essa foto, por exemplo, está datada digitalmente como sendo de 1958. Contudo, isso não é possível pelo fato de a praça Raposo Tavares não ter sido ainda urbanizada com a fonte luminosa, a qual foi inaugurada em maio de 1957. Ao mesmo tempo, a movimentação ferroviária nos prova que a imagem é posterior a janeiro de 1954, quando a mesma iniciou as atividades. Os detalhes é que fazem a diferença nessa análise.

Nesse caso, para cravar que a mesma pode ser do início de 1957, destacamos o obelisco na avenida Brasil esquina com a Getúlio Vargas. Essa estrutura, financiada por algumas empresas locais e que tinha um relógio em seu topo, era uma espécie de auto homenagem ao prefeito recém-empossado, Américo Dias Ferraz. Seria difícil isto ser erigido antes de Ferraz ter sido eleito, no final de 1956.

Fora a demarcação temporal, a foto aérea feita por Kenji Ueta traz alguns elementos interessantes da época, pouco aferidos no acervo imagético. É o caso do circo instalado em frente à Estação Ferroviária, no terreno posteriormente ocupado pela Rodoviária Municipal, além dos principais prédios e algumas das principais vias urbanas (Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, Cine Maringá, Palace Hotel, avenidas Brasil, Getúlio Vargas, praças Raposo Tavares e Napoleão Moreira da Silva, entre outros).

Fonte: Foto Maringá / Foto - Kenji Ueta / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.