Um exorcismo em Maringá - 1955

1955

A capa é do livro "Maringá, Cidade Canção - Volta às raízes" que relata um caso de exorcismo que teria ocorrido região da estrada Guaiapó, em 1955.  O evento foi realizado pelo padre Benno Wagner, um dos primeiros párocos da Igreja São José Operário, na Vila Operária, e um dos fundadores do Colégio Santo Inácio.

No livro, o padre relata que uma casa naquela região tremia todas as noites e que ninguém conseguia dormir ou ter paz. Um dos moradores buscou ajuda do religioso na paróquia e ao pesquisar sobre o assunto, o padre Benno descobriu que naquele mesmo ano cinco irmãos italianos mataram o cunhado no local e desde então perderam a paz.

Ao chegar na casa, várias pessoas do bairro o aguardavam ansiosos na esperança de que a oração ajudasse a espantar o espírito. Assim que Benno chegou tudo parecia ser normal, até que eles começaram a rezar.

“Era semelhante a um terremoto. A casa tremia. Objetos caíam no chão. Parecia um violento abalo sísmico. Todos os presentes, com os olhos esbugalhados, olhavam para mim, que estava no centro macabro. Seguiu um momento de silêncio pavoroso. De repente, uma velhinha, sentada numa cadeira no canto da sala, gritou histericamente: É agora, seu padre!”, relata o padre Benno Wagner no livro.

“Perplexo, confesso que um estranho sentimento invadiu todo o meu ser. Prevenido, porém, e avisado antes, com profunda fé no coração, acenei a meu sacristão que me alcançasse o meu ritual do Exorcismo. Ele obedeceu. Estava, porém, tremendo e mal conseguia segurar a água benta. Foi então que pus em prática, o que tinha aprendido no meu curso de Teologia e Pastoral. Acredito que nunca rezei com tanta fé no coração. Sentia-me muito perto desse estranho fenômeno. Sei que o esconjurei em nome de Deus. Pedi paz para aquele povo e sossego para aquele lugar. Com a cruz na mão, aspergia a água benta, pedia a Deus a benção para o meu povo. E tudo aquietou”, registrou o padre.

Na casa onde foi realizado o exorcismo nunca mais se ouviu nada. No entanto, na residência ao lado os moradores ouviam barulhos e coisas estranhas também aconteciam. O padre fez um exorcismo no local também e ficou chocado com o que aconteceu assim que entrou na construção de madeira.

“Quando ia dar o primeiro passo na sala da casa, escutei um barulho no sótão. Bem na minha frente, caiu de cima uma velha lima de afiar ferramentas. Com a parte apontada, ficou espetada no assoalho de peroba, mal um palmo diante dos meus pés. Por um nada atingiria minha cabeça”, relata Benno Wagner. Depois de toda essa situação os espíritos teriam ido embora.

Segundo o historiador João Laércio, são pelo menos 20 exorcismos registrados na cidade. “Maringá é uma cidade muito rica nesse aspecto. Temos registros de mais de 100 casos extraordinários que aconteceram aqui. Pelo menos uns 20 exorcismos já aconteceram em Maringá, mais ou menos umas 150 histórias de aparições, milagres, assombrações, espíritos, objetos se movendo, alienígenas, dentre outros”, afirmou ele.

"O padre foi na casa, realizou todos os rituais e a situação acalmou. Mas no dia seguinte, as outras casas em volta começaram a tremer. Ele teve que voltar e exorcizar todas elas, com as pessoas rezando para mandar o espírito embora. Isso tudo está registrado no livro desse ex-padre, que depois largou a batina, casou e foi morar em Curitiba", diz Leal.

Fontes: Livro - Maringá, Cidade Canção - Volta às raízes, de Benno Wganer / Fábio Massalli - O Diário de Maringá / GMC Online – Fábio Guillen / Acervo do jornalista Marcelo Bulgarelli / Acervo Maringá Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.