Henri Jr – Um jovem fotógrafo na história de Maringá

2008


Na foto está Henri Jean Viana Junior, fotógrafo de O Diário do Norte do Paraná. Na moldura, várias assinaturas de colegas da redação e da vida profissional. O quadro foi exposto durante o velório do jovem fotógrafo que faleceu aos 28 anos, em 19 de novembro de 2008, vitima de um câncer no cérebro. 

Junior trabalhou em diversos veículos de comunicação de Maringá: Jornal do Povo, Hoje Notícias e O Diário do Norte do Paraná. Também realizou trabalhos fotográficos para Gazeta do Povo, O Estado de São Paulo, O Globo, Jornal do Brasil, Lance e IstoÉ. Nasceu em Maringá no dia 22 de julho de 1980. Era filho do jornalista Henri Jean Viana e da funcionária pública Terezinha Pinheiro Viana.

Em dezembro de 2010, a Câmara de Maringá aprovou o projeto de Lei do vereador Heine Macieira que o homenageou com um nome de rua no Jardim Três Lagoas. A iniciativa contou com o apoio de 134 profissionais de comunicação, principalmente jornalistas, que trabalhavam em diversas empresas ou instituições da cidade, como: O Diário do Norte do Paraná, Hoje Notícias, Jornal do Povo, então Cesumar (Centro Universitário de Maringá), UEM (Universidade Estadual de Maringá), Flamma Comunicação, Cocamar, Rádio CBN Maringá, Rádio Cultura AM, Rádio Nova Ingá, TV Cultura (RPC), TV Maringá (Band), RICTV (Record), Rede TV Maringá, TV Clipping, TV Tibagi (Rede Massa), Gazeta Maringá (RPC), Revista Tradição, Textual Comunicação, Sociedade Rural de Maringá, Arquidiocese de Maringá, Escritório Ricardo Barros/Cida Borghetti, BMW Eventos, Prefeitura de Maringá e Câmara Municipal de Maringá.

Além da homenagem, a Câmara de Maringá promoveu uma exposição com fotos feitas por Henri Junior. 

Em entrevista ao programa Ruas da História, o amigo e também fotógrafo Ivan Amorin, revelou que conheceu Henri pelo excelente trabalho no jornal Hoje Notícias: “Quando eu fui contratado pelo O Diário como chefe de fotografia, não tive dúvidas: contratei Henri Júnior”.

Henri teve uma filha. 

Fonte: CBN Maringá - Ruas da História / Arquivo do jornalista Marcelo Bulgarelli / Acervo Maringá Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.