O primeiro curso pré-vestibular para negros no Paraná - 2001

2001


Na foto, os estudantes Alex Pirus de Souza e Marlene Aparecida de Souza, os primeiros alunos do primeiro cursinho para negros de Maringá, conforme registrou o Diário do Norte do Paraná em outubro de 2001.  

Eis a matéria:

“A sala de aula do Colégio Estadual Airton Playssant, na Zona 7, tem uma turma especial do Curso Pré-Vestibular Milton Santos direcionada para a comunidade negra. É o primeiro cursinho do Paraná voltado para a capacitação do estudante negro, visando seu ingresso nas universidades.

O curso é gratuito e começou neste ano (2001). A prefeitura banca o transporte e as apostilas, por meio da Assessoria Especial do Negro. Os professores são voluntários, e as aulas das 19h30 às 22h35, são de domingo a domingo. Não há descanso para esses estudantes que querem vencer a barreira do baixo ingresso de negros nas universidades do país.

Mas os 45 alunos do Curso Milton Santos - uma homenagem ao um dos maiores cientistas da história do Brasil - também tem aulas de cidadania na busca da autoestima e valorização da cultura negra. ‘Não é um Curso convencional’, esclarece o estudante Alex Pirus de Souza, 26. ‘Na verdade, não se ensina como ser negro, mas dá condições dos alunos buscarem a cidadania. (...)’

Para a estudante Marlene Aparecida de Souza, 28, o Curso Milton Santos apareceu no momento certo. ‘De outra forma, não teria condições para enfrentar o vestibular’. Ela pretende cursar História, mas gastaria cerca de 300 reais num cursinho convencional.  

Moradora de Paiçandu, Marlene trabalha em Maringá e vai para o curso a pé, após o expediente. Junto com ela, mais três irmãos e dois primos. ‘Os professores são excelentes’, garante."

Fontes: O Diário do Norte do Paraná – Foto de Aldemir de Moraes / Acervo do jornalista Marcelo Bulgarelli / Acervo Maringá Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.