Cancha de bocha do CEPO - Década de 1980

1980

O bocha é um esporte da família dos jogos de bola , vinculado estreitamente com o boliche. Trata-se de  um jogo estratégico que tem uma linhagem antiga. Nascido possivelmente no antigo Egito,  migrou para regiões onde hoje é a Itália (de onde vem o nome boccia, utilizado em Portugal), através do Império Romano, que se espalhou por toda a Europa.  O hábito permaneceu entre o povo que se tornou português e que colonizou o Brasil. 

As canchas de bocha do Centro Português de Maringá (Cepo) foram instaladas durante a gestão de José Rente da Silva (1979-1981), também responsável pela finalização do ginásio de esportes e implementação dos serviços de saneamento básico da instituição. 


Este é um dos esportes clássicos de Maringá e não fica restrito ao Centro Português, sendo também praticado no Country Clube e no Clube Olímpico, além das quadras públicas mantidas pela Prefeitura de Maringá. 

Há na cidade um time de bocha adaptada que participa de competições paraolímpicas, o UMPM Maringá. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.