Igreja São José Operário - 1967

1967


Igreja São José Operário - 1967

A história da Paróquia São José Operário começa em 1948, quando foi fundada uma capela de madeira na região da Zona 3, tendo o esposo de Maria como padroeiro, sob a invocação de José Operário, protetor dos trabalhadores. A igreja de alvenaria começou a ser construída em 22 de março de 1950, quando houve o lançamento da pedra fundamental com a benção do padre Emil Clement Scherer. Estiveram presentes o bispo de Jacarezinho, Dom Geraldo de Proença Sigaud, e o gerente da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, Herman Moraes Barros. 

Sendo um dos bairros mais populosos da cidade, a comunidade católica cresceu rapidamente e tornou-se paróquia independente em 14 de agosto 1954,  quando a Diocese de Jacarezinho desmembrou-a da Paróquia Santíssima Trindade, atual Nossa Senhora da Glória de Maringá.

A foto é da década de 1960, e mostra o tempo que havia no local com inspiração barroca. No ano de 1967, a igreja foi demolida para dar lugar a nova e maior estrutura. 

O registro permite ver andaimes e material de construção da nova estrutura. A igreja, que já foi administrada pelos Jesuítas, possui um rico acervo, incluindo a porta principal, do artista Henrique Aragão, autor do Monumento ao Desbravador, o Peladão. 

São José Operário é uma proposta do Papa Bento XV (1914-1922), que declarou São José como o patrono da justiça social. Para ressaltar a grande qualidade e poder de intercessão de São José como "trabalhador", em 1955 o Papa Pio XII instituiu uma segunda festa em homenagem a ele, a festa de "São José operário". Esta, acontece no dia primeiro de maio, que também é considerado o Dia do Trabalho. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá.


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.