Ampliação da Santa Casa de Misericórdia - 1960

1960

A história da Santa Casa de Misericórdia de Maringá começa na Alemanha. Durante uma viagem a terras germânicas, Dom Geraldo de Proença Sigaud, então Bispo da Diocese de Jacarezinho, solicitou aos Irmãos da Misericórdia de Maria Auxiliadora para virem a Maringá. Os padres que tinham formação em enfermagem e experiência na assistência social, identificaram uma oportunidade de estender o trabalho sacro nas terras de além mar e aceitaram o convite. Chegaram por aqui no ano de 1953 e passaram a residir na Zona 8, onde fica hoje o Noviciado São Luiz Gonzaga. Ali mesmo realizaram os primeiros atendimentos à população carente. Depois deslocaram-se para a rua Neo Alves Martins, nº. 490, e se instalaram num galpão que havia sido utilizado como espaço de eventos. O primeiro nome foi dado de Ambulatório Nossa Senhora de Fátima.

No ano seguinte, em 1954, foi  fundada a Sociedade Civil e Beneficente Santa Casa de Misericórdia de Maringá, com direção do bispo de Jacarezinho. Foi ali na Santa Casa que, em 1955, foi realizada a primeira cirurgia médica em solo maringaense.

Com a chegada de Dom Jaime, no ano de 1957, a Santa Casa foi acolhida pelo novo bispo, que sempre fazia menções a ela em seu jornal, a Folha do Norte do Paraná.

A casa de saúde prestou serviços médicos e ambulatoriais, além de cuidar da assistência social, oferecendo alimentação e doação de roupas à população mais carente. 

A imagem, do início dos anos 1960, corresponde a um momento de ampliação da capacidade de leitos e diversificação em atendimentos especializados, o que promoveu uma reforma no ambiente. A maternidade ficou por conta de Carlos Antônio Asinelli, que havia chegado na cidade em 1959 como especialista em obstetrícia. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá. 


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.