Ginásio Regina Mundi - 1969

1969

O Colégio Regina Mundi, como é conhecido hoje, nasceu sob a alcunha de Ginásio Regina Mundi. A história da ordem começa em 1965, precisamente a 26 de julho, quando a Companhia Melhoramentos Norte do Paraná doou para as irmãs religiosas um terreno onde pudessem construir uma instituição de ensino do método tradicional belga, que era empregado no nordeste brasileiro, tido como referência. Este método remonta ao ano de 1823 e é de autoria da Madre Agathe, nome sacerdotal de consagração da religiosa Inês Margarida Verhelle. 

Em Recife, Pernambuco, em 27 de setembro de 1966, “as religiosas reverendíssimas madres superiores se reuniram em assembleia e decidiram que era autorizada a fundação do Ginásio Regina Mundi". No dia 5 janeiro do ano seguinte, o governo do Paraná autorizou o funcionamento da instituição e no dia 21 do mesmo mês, Dom Jaime Luiz Coelho celebrou a missa solene de ação de graças. Em fevereiro documentou-se a primeira reunião pedagógica para início das aulas, que foram inauguradas em 1º de março de 1967. 

A imagem de 1969 mostra o prédio em uma fotografia que documenta a instituição e que foi usada para divulgação em jornais e revistas da época. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Acervo do Colégio Regina Mundi.


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.