Américo Dias Ferraz e o ator João Negrinho - 1958

1958

Um dos acontecimentos mais marcantes da história cultural de Maringá foi o Festival Nacional de Cinema, realizado em 1958. O então prefeito Américo Dias Ferraz, com ajuda do presidente da Associação Rural de Maringá, Renato Celidônio, (aquele que dá nome à praça onde fica o atual Paço Municipal) investiram recursos do município para o sucesso daquele evento, que também foi divulgado como Festival Cinematográfico de Maringá. 

Realizado na primeira semana de maio, entre os dias 3 e 10, marcou as comemorações do aniversário de 11 anos de Maringá. Os convidados foram grandes estrelas nacionais, como as atrizes Eva Wilma, Odete Lara e o diretor Lima Barreto, dentre outros que ficaram hospedados no Grande Hotel Maringá. 

O Cine Maringá abrigou a cerimônia e a mostra de filmes inéditos e, por ocasião do festival, uma placa de bronze foi instalada e descerrada para marcar a memória do evento. Ainda, uma passarela foi montada para a entrada dos diretores, atrizes, atores e autoridades responsáveis por apoiar aquele evento. E o Troféu Café foi o prêmio dentre as categorias da festividade. 

Na foto é possível ver o ator João Negrinho na passarela do Cine Maringá, seguido do prefeito Américo Dias Ferraz. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá.


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.