Campus Universitário da UEM - Década de 1970

1970

A imagem é uma das primeiras fotos aéreas da Universidade Estadual de Maringá, a UEM. É possível ver a catedral ao fundo, que foi inaugurada em 1972, e que teve sua construção finalizada posteriormente. Entre o templo religioso e a Universidade, está o complexo esportivo Jaime Canet Jr., onde foi construído o Estádio Regional Willie Davids e o Ginásio de Esportes Chico Netto, dentre outros equipamentos.

A UEM começou a ser gestionada em 1968, durante o governo do prefeito Adriano José Valente, que também idealizou o Parque do Ingá. Valente  institucionalizou a Comissão de Planejamento da Universidade de Maringá, que elaborou um projeto de lei apresentado ao governo do Estado. No ano seguinte, sob a direção de  Flávio Pasquinelli, o grupo organizou a estruturação daquela instituição. 

O registro ainda mostra os prédios construídos como instalações provisórias, mas que atravessaram o tempo e são utilizados até hoje. Outros edifícios foram construídos ao longo dos anos no campus, como a Biblioteca Central, inaugurada em 1974, a qual ainda não aparece na imagem. 

Em 1976, a UEM foi reconhecida pelo governo federal e em 1991 foi elevada à categoria de autarquia por meio da Lei Estadual n.º 9.663. 

A Universidade Estadual de Maringá é, hoje, uma das principais instituições de ensino superior do país, tendo inclusive reconhecimento de  sua atuação em diversos rankings internacionais de qualidade de ensino, incluindo uma proporção recorde de pesquisadoras. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá.


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.