Silvio Barros e a CNEC - 1970

1970


Em 1970, o então deputado estadual Silvio Barros percorreu a região de Maringá para incentivar a criação de ginásios por meio da Campanha Nacional de Escolas a Comunidade (CNEC). A imagem mostra o parlamentar argumentando para professores e líderes de Cambuí, distrito de Marialva conhecido, atualmente, como São Miguel do Cambuí. Ao lado do deputado, à esquerda, aparece o jornalista e professor Hilário Corrêa.

Acertados os detalhes e entendidas as vantagens da instalação do estabelecimento, meses depois o ginásio daquele distrito entrou em funcionamento. 

A Campanha Nacional de Escolas da Comunidade é uma instituição que teve sua origem em 1943. A sua criação aconteceu num momento de muitas divergências e discursões em torno da questão da educação. Muitos projetos estavam sendo pensados no intuito de propiciar uma transformação profunda no sistema educacional brasileiro. Dentre algumas iniciativas que visavam atender a essa prerrogativa, havia os que defendiam a educação pública e sua universalização.

Silvio Barros havia sido vereador em Maringá por duas oportunidades, em 1960 e 1964. Posteriormente, elegeu-se para deputado estadual e federal, quando renunciou para assumir a prefeitura de Maringá, cargo ao qual foi eleito em novembro de 1972. 

No final de janeiro de 1979, Silvio Magalhães Barros faleceu em consequência a um infarto fulminante quando embarcava no Aeroporto Regional Dr. Gastão Vidigal com destino a Curitiba, onde faria tratamento pulmonar devido ao uso excessivo de nicotina. 

Fontes: Acervo Família Planas / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.