54 anos da galeria de ex-prefeitos de Maringá - 1969

1969


Hoje é o aniversário da Galeria de ex-prefeitos de Maringá, criada por força de lei no dia 19 de Março de 1969. 

A Lei nº. 662 não foi um decreto do Poder Executivo, mas veio à tona por meio do Poder Legislativo. Redigida pelo professor Ary de Lima (ARENA), que foi o segundo vereador mais votado do pleito realizado em 1968. Além de político, Ary de Lima foi poeta, escritor, professor (dentre outros, do Ginásio Marista e do Gastão Vidigal) e colaborou com O Jornal de Maringá, nas décadas de 1950 e 1960. Neste impresso escrevia sobre os momentos e os personagens da cidade, enquanto a história se constituía. Outro feito do professor foi a escrita do Hino a Maringá, em setembro de 1962, o qual se tornou oficial por força de lei no ano seguinte.

Na lei original institui-se que a galeria seria composta por fotografias tamanho 40 por 60 centímetros, no salão nobre do Paço Municipal.  Anos depois o poder público optaria pelos retratos produzidos sob a técnica óleo sobre tela. Isso mudou a configuração do espaço produzido, e algumas décadas depois, em 2019, a galeria foi transferida para a Sala de Exposições Históricas do Museu Hélenton Borba Cortes, no Teatro Calil Haddad, onde pode ser apreciada pelo público.

O professor Ary de Lima recebeu duas homenagens na cidade de Maringá. Uma praça leva seu nome no encontro das avenidas Pedro Taques e Franklin Delano Roosevelt e um busto que fica em frente à sua antiga residência na praça Presidente Kennedy, no final da avenida XV de Novembro. 

Ary de Lima também assina a autoria dos hinos do Lar Betânia, da Fundação Luzamor, dos municípios de Loanda, Dr. Camargo, no Paraná, e em Sinop, no Mato Grosso. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Foto de Davi Garbugio.








Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.