Waldemar Gomes da Cunha em desfile - 1967

1967


No dia 10 de maio de 1967, a Prefeitura Municipal de Maringá realizou o tradicional desfile em comemoração ao 20º aniversário da cidade. 

Dentre as alas, destacou-se uma que foi composta por pioneiros. Entre carroças e cavalos, utilizando roupas e instrumentos da década de 1940, personagens históricos desfilaram e cumprimentaram a multidão que se reuniu pela avenida Brasil. O registro mostra ao centro uma dessas figuras, Waldemar Gomes da Cunha, o conhecido Waldemar Barbudo. 

A Pioneira, em setembro/outubro de 1952, publicou uma sucinta biografia sua:

"Conhecedor profundo dos problemas da região, pois vive no Norte do Paraná desde 1930 (...). Tendo vindo de Jacarezinho naquele ano, para a Fazenda Nova Louzane, de seu pai, Sr. Mário Gomes da Cunha, mudou-se em 1936 para Rolândia, a fim de trabalhar na então Cia. de Terras, na demonstração de lotes aos compradores. Depois foi corretor dessa empresa, na mesma zona. Quando a Cia. de Terras abriu seu escritório em Mandaguari, em maio de 1937, transferiu-se para lá. Mandaguari possuía, então, somente o escritório e o hotel. Sempre dedicado à Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, foi com esta para Maringá, em 1951, no mesmo posto de correto". 

Waldemar Gomes da Cunha também manteve uma cerâmica em Paiçandu. E, no ano de 1952, com o apoio da Companhia, concorreu ao cargo de prefeito do Município de Maringá pela UDN. Foi derrotado por Inocente Villanova Junior, do PTB. 

Fontes: Foto de Laércio Nickel Ferreira Lopes / Acervo Família Ferreira Lopes / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.