Grêmio Esportivo Maringá. Campeão nacional?

1969

A unificação de títulos organizada pela CBF trouxe à tona uma vitória em nível nacional do Grêmio Esportivo Maringá. Em 1969, o time conquistou o Torneio dos Campeões. A disputa envolveu o Botafogo (campeão da Taça Brasil de 1968), o Santos (campeão do Roberto Gomes Pedrosa de 1968) e o Sport Recife (campeão do Torneio Norte e Nordeste em 1968). O time maringaense entrou no páreo como campeão do Torneio Centro-Sul.

Em 1969, a Confederação Brasileira de Desportos (CBD) determinou que o vencedor to Torneio dos Campeões unificaria os títulos e seria sagrado campeão nacional daquela temporada. O Grêmio Esportivo Maringá venceu o Sport Recife na semifinal e foi para a final com o Santos. Após dois empates (2x2), o Santos desistiu da final. A CBD deu o troféu para o Grêmio, mas nunca houve reconhecimento oficial do time como "campeão dos campeões".

Agora, acompanhe o que a Revista Veja escreveu, em maio de 1969, às vespéras de um dos jogos contra o Santos. A matéria talvez explique o motivo ao qual o Santos teria desistido da disputa (clique nas imagens para ampliar):




Fonte: Revista Veja - Edição 35 - Maio de 1969 / Acervo Maringá Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.