FA Maringá amplia parque industrial - 1992

1992


Mesmo em meio à maior crise econômica vivida na cidade, a Fábrica de Acolchoados Maringá (FA Maringá) ampliou o seu parque industrial no ano de 1992. A inauguração de suas novas instalações ocorreu em 10 de maio, dia em que a cidade completou 45 anos. 

Com 4 mil m², essa estrutura foi construída às margens do Contorno Sul, em um terreno com 45 mil m². Equipamentos altamente tecnológicos foram adquiridos para garantir a qualidade crescente em seus produtos. 


Participaram da solenidade o então prefeito Ricardo Barros e o prefeito da Cidade de Leiria, em Portugal, Afonso Lemos Proença (o qual aparece discursando na segunda foto), além de integrantes da comitiva lusitana que visitavam a cidade naquela oportunidade e outras autoridades. Lembrando que os fundadores da FA Maringá, Mário e Fernando Ferraz, têm origem portuguesa.

Naquele ano a indústria comercializou os seus produtos nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rondônia, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Como grande diferencial à época, 80% de seus vendas eram transportadas por frota própria, que contava com 16 caminhões. Além disso, ainda exportava para o Paraguai. 


Em 1992 a empresa produziu cerca de 1,2 milhão de peças entre colchões, acolchoados, travesseiros, calças, camisas e lençóis. 

Sobre a sua história, a Fábrica de Acolchoados Maringá foi fundada em 1964. Inicialmente operou em uma área de 250 m² na avenida Tuiuti e chegava a produzir 200 acolchoados por dia. 

Em 1968, transferiu-se para um terreno de 7.900 m² na avenida Colombo, dentro do Parque Industrial I. No mesmo ano adquiriu mais uma área contígua de 110 m². Em 1970 passou a produzir também confecções e travesseiros. Uma filial foi aberta em Cascavel em 1974.

Com muito empenho, desenvolvimento tecnológico e estratégias comerciais, a FA Maringá não parou de crescer. Em 1989 adquiriu mais um terreno, dessa vez, no Contorno Sul, onde optou por investir mesmo em meio à crise vislumbrando a oportunidade futura de conquistar ainda mais mercado. 

Em 2013, o patriarca Fernando Ferraz foi eleito empresário do ano pela ACIM, Sivamar, Fiep e Apras. Em 2022, a sua neta, Vanessa Ferraz foi selecionada como Jovem Empreendedora do Ano, prêmio conferido pelo Copejem e ACIM. 

Fontes: O Diário do Norte do Paraná de 13 de maio de 1992 / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.