Maringá ultrapassou os 200 mil eleitores no ano 2000

2000

No fim da manhã do dia 25 de abril de 2000, a estudante Silvia Alves dos Santos, então com 17 anos, não imaginava que entraria para a história de Maringá.  A jovem, moradora do Jardim São Silvestre, estava na fila da Justiça Eleitoral para fazer o seu título de eleitor quando foi surpreendida por uma salva de assovios e palmas.

Silvia descobriu que era a eleitora 200 mil de Maringá.  Ela recebeu do então vice-presidente do TRE/PR, Tadeu Marino Loyola Costa, uma placa de madeira com o Brasão Nacional em metal com os dizeres “Homenagem do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná ao Eleitor 200.000 de Maringá”.  Já o título foi entregue pela juíza Maria José Marcondes.

Com esse número de eleitores, a cidade passou a ser a terceira do Estado a garantir eleições em dois turnos para prefeito, caso nenhum dos candidatos consiga maioria (50% mais um) na primeira etapa.

Além das autoridades, a conquista foi muito comemorada pelo “Comitê da Cidadania Maringá 200.000 em 2000”, grupo suprapartidário criado justamente para alcançar o número mínimo de eleitores.  A solenidade também foi acompanhada pelo prefeito Jairo Gianoto.   

Fontes:  O Diário do Norte do Paraná de 26 de abril de 2000 / Foto de Ivan Amorin / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Acervo Maringá Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.