Detalhes do Grande Hotel Maringá - 1956

1956


A imagem data de 22 de setembro de 1956. Naquele dia, um dos eventos mais concorridos da cidade foi realizado: a inauguração do Grande Hotel Maringá. 

Conhecido como "cinco estrelas do sertão paranaense", o empreendimento foi viabilizado pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná  (CMNP) com o objetivo de melhor acolher investidores e autoridades que passassem pela região. O projeto ficou à cargo do escritório do arquiteto paulista José Augusto Bellucci, que traçou não só o seu prédio como também móveis e outros elementos internos.

A obra foi executada pela Construtora de Imóveis São Paulo, de propriedade de Cassio da Costa Vidigal. O hotel, por sua vez, foi estruturado em blocos ortogonalmente dispostos entre si, formando pátios. 

Segundo pesquisa do arquiteto Aníbal Verri Júnior, Bellucci foi contratado para conceber o Grande Hotel Maringá em 1951, após projetar, por indicação de Cássio da Costa Vidigal, então diretor-presidente da CMNP, a casa de um dos diretores dessa colonizadora em São Paulo. Depois dessa obra, o arquiteto paulista teria campo farto em Maringá, vindo a desenvolver vários outros projetos de grande relevância, como a Catedral. 

A imagem mostra parte da fachada do Grande Hotel Maringá. Além das janelas de madeira, vemos o cuidado com os detalhes em sua estrutura. O luminosa, uma novidade à época para Maringá, destacava o nome do estabelecimento. À esquerda, quase imperceptível, é possível ver um dos três mastros instalados para o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Paraná e de São Paulo - estado de origem da empresa proprietária. A bandeira de Maringá ainda não havia sido criada. 

Fontes: Acervo CMNP / Acervo Maringá Histórica / Artigo - Modernização e modernidade em Maringá 1947-1967: episódios de arquitetura e cidade em uma frente pioneira, de autoria de Ana Carolina Pussi de Brito e André Augusto de Almeida Alves.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.