A família Plank: de Luzerna para Maringá

1960

Com texto de Marco Antonio Deprá.

Federico Plank nasceu em Bolzano, na Itália, no dia 16 de dezembro 1905, filho de Ursula e Luiz Plank.

Margarita Hausberger nasceu em Wildschaenau, na Áustria, em 19 de abril de 1915, filha de Maria Unterberger e Gabriel Hausberger.

Bolzano, atualmente pertencente à Itália, e Wildschaenau, situada na Áustria, pertencem ao Tirol, região histórica de passagem por entre os Alpes. Na época do nascimento de Federico e Margarita, a região estava sob o domínio do Império Austro-Húngaro. A distância entre a cidade de Bolzano e Wildschaenau é de aproximadamente 197 quilômetros.

As famílias de Federido e Margarita migraram para o Brasil e foram morar no Vale do Rio do Peixe, no centro oeste catarinense.

Federico e Margarita se casaram em 17 de abril 1939 em Ibicaré (SC) e tiveram quatro filhos: 

- Rosa Maria, nascida em Treze Tílias (SC) no dia 21/02/1941 e registrada em Joaçaba (SC);

- Fredolino José (carinhosamente chamado de Pub), também nascido em Treze Tílias, no dia 24/06/1944;

- Anna Maria, nascida em Luzerna (SC), no dia 25/01/1953; e

- Bruno Otto, também nascido em Luzerna, em 05/12/1955.

Imagem Google – Vale do Rio do Peixe, no centro oeste catarinense.

Em Luzerna, Federido era comerciário e trabalhava na venda do Sr. Bonato. No final do ano de 1960, a família se mudou de Luzerna para o Norte do Paraná, fixando residência na cidade de Maringá, onde permaneceu por três meses. 

Em seguida, Federico e família se mudaram para Mandaguaçu, onde Federico passou a trabalhar na empresa Comercial Catarinense, a convite dos irmãos Conrado Andrea e João Mommensohn, que haviam migrado de Luzerna (SC) para Paiçandu (PR) em 1948, cidade onde instalaram uma casa de secos & molhados, que se tornaria o embrião da Comercial Catarinense, empresa com sede em Maringá e que chegou a estabelecer 69 filiais espalhadas pelos estados do Paraná, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Federico e Margarita com Guilherme, o primeiro neto do casal (sem data).

Em 1966, Federico foi transferido para Jussara, onde passou a gerenciar uma filial da Comercial Catarinense, estabelecendo residência naquela cidade com sua família.

Em 1968, Federico se mudou com a família para Maringá instalando residência na rua Oswaldo Cruz, nº 524, na Zona 7. Continuou a trabalhar na Comercial Catarinense em Maringá até a sua aposentadoria.

Após a aposentadoria, Federico tinha como atividade de distração e passatempo fazer entalhes em madeira.

Federico Plank faleceu no dia 26 de dezembro de 1984 no Hospital e Maternidade Santa Rita, em Maringá, vítima de complicações causadas por um acidente vascular cerebral. Estava com 79 anos de idade. Seu corpo foi sepultado no Cemitério Municipal de Maringá.

Rosa Maria Plank, filha mais velha de Federico e Margarita, foi uma das primeiras servidoras da Secretaria Municipal de Saúde de Maringá. Tomou posse em 16 de julho de 1970 ocupando o cargo de Assistente Administrativo por mais de vinte e dois anos.

No dia 26 de maio de 1993, Rosa Maria faleceu em Maringá no Hospital São Marcos vitimada por complicações causadas por Linfoma de Hodgkin. Tinha 52 anos de idade, era solteira e sem filhos. Seu corpo foi sepultado no Cemitério Municipal de Maringá.

Rosa Maria Plank na Secretaria Municipal de Saúde de Maringá (sem data).

Além de ser uma das servidoras pioneiras da Secretaria, Rosa Maria atuava no setor administrativo com muita eficiência e dedicação ao trabalho, razões pelas quais foi homenageada pelos colegas. Seu nome foi dado ao auditório localizado na sede da Secretaria, situada na avenida Prudente de Morais, nº 885, na Zona 7.

A esposa de Federico, Margarita Plank, faleceu em 18 de março de 2001, aos 85 anos de idade. Seu corpo também foi sepultado no Cemitério Municipal de Maringá.

Atualmente, os filhos Fredolino José e Bruno Otto residem em Anápolis (GO) e Anna Maria reside em Maringá.

Fredolino José Plank.

Anna Maria Plank. Trabalhou na Prefeitura Municipal de Maringá, frequentou o Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal. Casada com José Gambarini Neto. Mora em Maringá.

Casal Anna Maria e José Gambarini Neto com sua família.

Bruno Otto Plank.

Fontes: Acervo e contribuições de Marco Antonio Deprá / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.