Funcionários da Companhia - 1944

1944

Criar uma cidade a partir do zero não é uma tarefa fácil. No entanto, foi isso que a inglesa Companhia de Terras Norte do Paraná empreendeu. 

Abrir estradas, derrubar a mata, beneficiar os terrenos, realizar loteamentos, entre outras atividades, eram responsabilidades da companhia colonizadora, especialmente diante  da ausência do poder público na área onde a cidade estava prestes a nascer. 

O trabalho monumental (e muito lucrativo) demandou mão de obra especializada e ampla presença de trabalhadores braçais, além de  recursos como maquinários, ferramentas e afins. 

Na imagem, vemos um grupo de funcionários da Companhia, no ano de 1944, realizando atividades nas estradas de acesso ao Maringá Velho. 

O jipe, com sistema de tração por corrente próprio para enfrentar terrenos acidentados, puxa o comboio de maquinário que atua sobre a estrada. Por fim, um carro do tipo passeio é o último que aparece na imagem. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.