Vladmir Babkov no escritório da Companhia- Década de 1940

1940

Nascido na Rússia, Vladmir Babkov é uma das grandes personalidades mundiais que se instalaram em Maringá. Segundo o historiador João Laércio Lopes Leal, foi “exercendo as funções de calculista e desenhista, (que) Babkov chegou, em 1937, na cidade de Londrina, para trabalhar na  Companhia de Terras Norte do Paraná. Em 1941, foi transferido para Lovat (atual Mandaguari), como chefe do escritório de topografia. Alcançou Maringá em 1949, ocupando o cargo de chefe do departamento de engenharia e procurador da Companhia.” (pg. 20)

Em Maringá, Babkov foi o idealizador do eixo central (ou monumental) que corta a cidade transversalmente, estabelecido pelo Estádio Municipal, a Estação Ferroviária e Rodoviária, a praça Raposo Tavares, a avenida Getúlio Vargas e a igreja matriz (Catedral). Foi Babkov quem sugeriu o termo “zona” para denominar bairros em Maringá. 

Ele também foi responsável pela nomenclatura das ruas de Maringá baseada na história do Brasil, alinhando o nome das ruas com a cronologia brasileira de maneira didática. O modelo de nomenclatura das ruas também seguia, em escala reduzida, os locais reais do Brasil, formando uma rosa dos ventos, de forma a impedir que alguém se perdesse na floresta, ou neste caso, que pudesse se localizar. 

“Os eventos e as figuras representados são: Descobrimento do Brasil (zona 1), Primeiros Governadores (zona 2), Bandeirantismo (zonas 1 e 7), Invasão Holandesa (zona 3), Inconfidência Mineira (zona 1), Independência do Brasil (zona 5), Primeiro e Segundo Reinados (zona 1), Guerra do Paraguai (zona 3), Abolição da Escravidão (zona 4), Proclamação da República (zona 7), Primeiros Presidentes (zona 7), além de poetas, escritores, pintores, naturalistas e historiadores espalhados pelo mapa urbano. A colonizadora, oriunda de São Paulo, rendeu homenagens a integrantes de sua diretoria e também a símbolos paulistas, como: Willie Davids, Gastão Vidigal, Ipiranga, Piratininga, Bandeirantes, São Paulo, entre outros.” (pg 21)

A imagem em questão mostra o Sr. Babkov em seu escritório na CTNP, no município de Mandaguari.

Babkov se aposentou em 1973, com festa de despedida e grandes celebrações de suas conquistas. Ele faleceu em 2 de novembro de 1999, aos 97 anos. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá /  LEAL, João Laércio Lopes. História Artística e Cultural de Maringá. 1936-1990. Imprima Conosco: 2016.


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.