Destaque feminino - 1978

1978




A história se faz, simplificadamente, de fatos e personagens. E não há agrupamento humano e nem percurso temporal sem a presença de mulheres. No entanto, nem sempre a personagem feminina figura na historiografia e na mídia na mesma luz em que aparecem os homens. Talvez seja um positivismo cultural ainda arraigado na forma de pensar e nos discursos que tecemos, mas que nunca deixou de ser questionado. 

Sensíveis a isso ou não, os editores da Revista Aqui, no ano de 1978, publicaram uma matéria de autoria de Joel Cardoso e com fotos de Milton Nascimento, apresentando os “Destaques Femininos” do ano de 1978, precisamente na edição de dezembro daquela publicação. 

A matéria traz uma fotografia de vinte senhoras com um breve parágrafo que por certo tenta justificar o destaque dado a elas. São mulheres, todas casadas, algumas do lar, outras profissionais liberais, empresárias, artistas e quase todas ligadas à alguma instituição ou atividade filantrópica. 

Interessante notar que a revista agradece aos maridos pela permissão dada às mulheres de participarem da matéria, frase que por certo não seria repetida hoje sem problematização. Reproduzimos na íntegra a matéria em quatro páginas e todos os destaques separadamente, como um convite ao público maringaense a observar os desdobramentos históricos do discurso sobre o feminino na história de Maringá. 

São elas, em ordem alfabética: Amélia Oshiro, Elza Meller, Izaura Purpur, Jandira Blume de Oliveria, Jane Colletes, Nilza Pipino, Odair Marina Melnyk, Olinda Batista de Moura, Terumi Okamoto, Vera Luiza Braga, Vitória Vecchi, Yeda Carvalho, Nadyr Maria Alegretti, Josueni Peixoto, Branca de Jesus Camargo, Lia Sambati, Maria Angelina dos Passos, Maria Célia Alves Dias, Maria José T. M. Teixeira e Neuza Duarte Gianotto.

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Revista Aqui; Dezembro de 1978










Download de documentos:
Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.