O incêndio do Royal Garden - 1987

1987

A foto é de Valter Felix para O Diário do Norte do Paraná e foi feita em 1987. É do incêndio ocorrido durante a construção do edifício residencial Royal Garden, na avenida Tiradentes. Apesar do estranho “espetáculo”, não houve vítimas e a estrutura não foi abalada. O jornal assim registrou aquele sinistro:    

“Os últimos andares do Edifício Royal Garden, no centro de Maringá, estavam sendo queimados, ontem à noite. O incêndio, ao que tudo indica, foi provocado por um curto circuito, já que estavam sendo utilizados maquinários que consomem energia elétrica para a fase de conclusão do 32º andar. O prédio está projetado para ter 36 andares o que o levaria à condição de maior do Paraná. Todas as equipes do Corpo de Bombeiros e policiais militares foram convocados. Centenas de pessoas assistiam a descida de enormes pedaços de madeira, em chamas, acompanhadas por pontaletes de aço, causando muito risco. Entretanto, não houve vítimas. Apenas pequenos acidentes com automóveis e ônibus da TCCC ocorreram, por causa do congestionamento das avenidas centrais próximas à Tiradentes, onde está instalado o edifício. 

O Corpo de Bombeiros encontrou muitas dificuldades para chegar aos focos do incêndio, a 90 metros do solo. O equipamento mais avançado, o Auto-Lançador Aéreo, alcança, no máximo, 30 metros. A estratégia utilizada foi a montagem de linha, mas o sistema de prevenção contra incêndios do prédio, de acordo com os bombeiros, não é plumado, o que dificultou a subida da água. Uma equipe, finalmente, após uma hora, conseguiu chegar aos andaimes. O fogo foi controlado após três horas do início, por volta das 19 horas. A estrutura, segundo o engenheiro responsável pela obra, não cairia, pois havia sido concretada há duas semanas, o suficiente para impedir o desabamento.” 

Fontes: O Diário do Norte do Paraná / Acervo do jornalista Marcelo Bulgarelli / Acervo Maringá Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.