Geada Negra de 1975

1975

Um dos grandes atrativos para as pessoas se mudarem para o norte do Paraná até a década de 1950 foi a intensa produção cafeeira. Londrina, que chegou a ser considerada a capital mundial do café, impulsionou essa tendência para outras cidades do eixo colonizado pela Companhia de Terras Norte do Paraná. Entre elas, claro, estava Maringá. 

Considerado o “ouro verde”, o café deixou muita gente milionária. E, em certa medida, não era só o cafeicultor que ganhava dinheiro, os colonos e meeiros que prestavam serviços em suas propriedades também conseguiam conquistar seus bens com o passar do tempo. 

Mas não havia tranquilidade para as pessoas que atuavam diretamente nos cafezais. Bastava chegar o inverno que ninguém desgrudava os olhos dos termômetros. Afinal, as baixas temperaturas poderiam promover as temidas geadas, palavra quase que amaldiçoada na época. 

Hoje falaremos sobre uma dessas intempéries climáticas, que mais afetou a sociedade e a economia de nossa região. Neste episódio relembraremos como se deu a famosa Geada Negra. 

Sejam bem-vindos ao Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.