Restaurante Universitário - 1981

1981

Restaurantes universitários são - ou deveriam ser - uma realidade nas universidades de todo o país. Além de servirem aos estudantes e servidores alimentação de qualidade a preços módicos, muitas vezes esses equipamentos podem servir de espaço escolar para cursos de nutrição, gastronomia, hotelaria, entre outros, realizando a integração aluno-empresa e ampliando a formação dos seus discentes. 

Nas universidades mantidas pelo governo os restaurantes universitários oferecem subsídios para estudantes de classes sociais vulneráveis, podendo inclusive ser utilizados gratuitamente. 

No caso da Universidade Estadual de Maringá, o RU, como é conhecido o Restaurante Universitário, foi inaugurado em 3 de setembro de 1979, na gestão do reitor Neumar Adélio Godoy.

Além de reitor entre 1978 e 1982, o professor Godoy também havia ocupado a função de vice-reitor entre 1974 e 1978, durante a gestão de Rodolfo Purpur. Foi naquele ciclo, em maio de 1976, que a UEM recebeu o reconhecimento como instituição pelo governo federal.

Na imagem, os estudantes aparecem realizando sua refeição no salão do restaurante, utilizando os pratos de metal com divisórias do tipo “bandejão”, muito utilizados em restaurantes populares e vigentes até hoje no espaço. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.