Joubert de Carvalho não é o autor de “Maringá”? - 1959

1959


A dúvida sobre a verdadeira autoria de “Maringá” surgiu na página de cartas dos leitores na revista Manchete em 1959: 

“Uma dúvida

De Maringá, o leitor Odilon Túlio [Vargas] afirma que não dorme, preocupado com uma dúvida que lhe atormenta o espírito. O caso é que, há pouco, foi inaugurada uma rua, na sua cidade, com o nome de Joubert de Carvalho, o autor de "Maringá". Sucede que o Sr. Túlio leu num jornal alguma coisa que põe em dúvida a autoria da letra atribuída a Joubert de Carvalho. Como se trata de um assunto da mais alta importância para a sua cidade, quer saber se o compositor gostaria de esclarecer o assunto”.

Não se sabe se o músico se importou com a carta do leitor. Os pesquisadores Zuza Homem de Mello e Jairo Severino, registram que a toada “Maringá” é do compositor mineiro ao contar detalhes da origem da música num capitulo do livro “A Canção no Tempo Vol. 1” (Editora 34).

Em relação a plágios, é o próprio Joubert que teria razões para reclamar. Em 1944, Hollywood produziu o filme “Os Conspiradores”, tendo Hedy Lammar no elenco. A trama policial se passa em Lisboa e é possível ouvir “Maringá” como fundo musical. Porém, a produção creditou a canção como se fosse do “folclore português”.

Em 1956, Joubert também acusou diversos compositores e teria ido à Justiça contra o crime de plágio, conforme matéria publicada na revista Manchete.

“Plagiado Joubert de Carvalho

Outra questão surgida no Carnaval passado: Joubert de Carvalho, médico e vitorioso musicista, se sentiu lesado em seus interesses e vai consultar seus editores, a fim de agir judicialmente contra os que teriam plagiado músicas suas. Segundo nos informou, a marcha ‘A rodada & minha’, de Doca, Popó e Rubens Silva, gravada por Linda Batista, é plágio da toada ‘De papo pro ar’, de sua autoria. O samba de Haroldo Lobo e Francisco Neto, ‘Apanhando papel’, cantado pelo Risadinha, teria sido extraído de seu ‘Hino ao Presidente’. E, finalmente, ‘Arranca a máscara’, samba gravado por Jorge Goulart, e da autoria de Antônio Almeida, não só a música teria sido plagiada de ‘Pierrot’, canção cujos versos são de Pascoal Carlos Magno, como o tema literário.

Ouvido por nós, Joubert de Carvalho acrescentou que tem sido vítima de questões iguais a essas, inclusive no caso da marcha ‘Ai, ai, brotinho’, de Humberto Teixeira, cuja música é quase igual à da famosa canção ‘Maringá’".

Fontes: Revista Manchete / Acervo do jornalista Marcelo Bulgarelli / Acervo Maringá Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.