Alunos do então Científico do Colégio João XXIII - 1977

1977


Alunos do Colégio Estadual João XXIII no último ano do científico, em registro de 1977. 

À direita da garota ao centro, com camisa de duas cores, aparece José Miguel da Silva, então com 26 anos. Era comum na época jovens ingressarem tardiamente nos estudos, sobretudo, no ginásio e científico, hoje ensino fundamental e médio. Ao concluir o primário, os estudantes precisam atestar o conhecimento por meio do temível teste de admissão, uma espécie de vestibular que os qualificava para as graduações complementares. 

Quanto a este estabelecimento de ensino, vale destacar texto que foi produzido pelo pesquisador Marco Antonio Deprá:

Na década de 1950, Maringá era uma jovem cidade que recebia levas de migrantes atraídos pela propaganda da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná e pela riqueza gerada pelos cafezais. Com o grande aumento da população, havia falta de escolas e, principalmente, de professores.

Foi para suprir esta carência que o Decreto Estadual nº 12.532, de 13/12/1955, criou a Escola Normal, de ensino secundário, e a Escola Normal Regional, de ensino ginasial, para a formação de educadores. As atividades dos dois estabelecimentos de ensino tiveram início em 09/03/1956.

Os profissionais formados por essas escolas tinham especificidades diferentes: aos concluintes do curso da Escola Normal Secundária, de grau colegial, era conferido o título de “professor primário”; já aos concluintes da Escola Normal Regional, de grau ginasial, o titulo de “regente de ensino”.

A Escola Normal Secundária funcionou provisoriamente no prédio do Grupo Escolar Dr. Oswaldo Cruz e, posteriormente, veio a ocupar as instalações do Ginásio Estadual Dr. Gastão Vidigal, que à época estava instalado na Quadra 6 da Zona 2, onde hoje funciona o Instituto de Educação Estadual de Maringá. Em 01/07/1958, através do Decreto nº 17.763, essa instituição passou a ser denominada Escola Normal Secundária Amaral Fontoura. 

Já a Escola Normal Regional foi instalada na avenida Monteiro Lobato, nº 695, na Zona 8 de Maringá. A instituição estadual ofertava da 5ª à 8ª séries do ensino fundamental, chamado à época Curso Ginasial. Em 1960 passou a chamar-se “Escola Normal de Grau Ginasial Eduardo Claparède”. Em 03/03/1964 teve o nome alterado para “Ginásio Estadual da Vila Operária” e em 07/08/1964 foi denominado Ginásio Estadual João XXIII, em homenagem ao papa falecido em 03/06/1963. Por último, a instituição foi transformada em Colégio Estadual João XXIII, em 30/12/1969, quando também começou a ofertar à comunidade o ensino de segundo grau.

Anexa à Escola Normal Regional foi criada uma escola de aplicação, instituição de ensino dedicada a aplicar as práticas pedagógicas aprendidas e desenvolvidas na escola normal que servia de campo de experimentação e de prática de gestão escolar. Sua função social era integrar a teoria e a prática pedagógicas na formação de alunos e professores, através de estágio profissional para os formandos da escola normal.

Desta forma, em meados do ano de 1957, foi criada a Escola de Aplicação Anita Garibaldi, que depois, possivelmente em 1969, foi  transformada em Grupo Escolar Anita Garibaldi.

A Escola de Aplicação Anita Garibaldi era uma instituição de ensino estadual que funcionava no mesmo terreno da Escola Normal Regional e ofertava ensino das quatro primeiras séries do ensino fundamental, chamado à época de Curso Primário.

O Grupo Escolar Anita Garibaldi se manteve em atividade até o ano de 1980 quando, por meio do Decreto de Agregação nº 1.980, ocorreu sua junção ao Colégio Estadual João XXIII - Ensino de 1º e 2º graus, formando assim, um único estabelecimento de ensino.

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Contribuição de Ortilio Carlos Vieira e Marco Antonio Deprá. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.