Escola São Francisco Xavier - Década de 1970

1970

A comunidade japonesa é uma das mais expressivas de Maringá e marca registro na história desde a fundação da cidade. Ainda que uma parte dela seja de orientação budista, boa parte dos japoneses da cidade são católicos. Com o intuito de educar os filhos dos japoneses que trabalhavam no campo, em 21 de fevereiro de 1963, o Monsenhor Miguel Y. Kimura inaugurou o Externato São Francisco Xavier, coordenado pelas irmãs da Imaculada Conceição em parceria com a Mitra Diocesana. 

Em 1975, o Externato teve seu nome modificado para Escola São Francisco Xavier por força de Lei. A escola foi coordenada pela Madre Mônica e quando esta faleceu as irmãs Imaculadas devolveram o imóvel para Mitra. Então, o bispo Dom Jaime Luiz Coelho passou a direção da escola para Eiko Suguimoto Iwata que dirigiu a escola por 18 anos. 

Em 1993, graças aos esforços dos religiosos Pedro Ryo Tanaka e Monsenhor Miguel Kimura, foram iniciadas as obras do prédio de alvenaria que substituiu a estrutura de madeira que completava 30 anos. Em 1997, quando Dom Jaime foi substituído por Dom Murilo Krieger, novas modificações foram realizadas na escola, sem perder a memória e a identidade conquistadas. 


Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá  / Revista 1958-1998 40 anos da missão católica nipo-brasileira em Maringá.


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.