Lançamento da Pedra Fundamental da Capela São Maximiliano Maria Kolbe - 1986

1986

A Missão Católica Nipo-Brasileira teve início em 1958 com a chegada do Monsenhor Miguel Yoshimi Kimura (missionário da Paróquia de Fukuoka), que veio do Japão para o Maringá a fim de cuidar dos fiéis católicos nikkei (japoneses imigrantes ou filhos de imigrantes).

O padre Kimura foi um símbolo importante para os católicos na região; nascido em 1914, ordenado em 1941 e falecido em 1967, deixou um grande vazio na comunidade, que foi amenizada com a chegada do padre Tanaka, como ficou conhecido o cônego Pedro Ryo Tanaka (nascido em 1936, ordenado em 1963 e falecido em 2001).  

Uma das ações do padre Tanaka foi a contribuição na criação da infraestrutura católica no Jardim Tabaetê, conforme nos conta Donizete Duarte, na Revista comemorativa dos quarenta anos da missão católica Nipo Brasileira em Maringá. 

Em 1986, às 9h do dia 20 de julho, foram lançadas as pedras fundamentais da Capela São Maximiliano Maria Kolbe e do salão Paroquial (da Paróquia Menino Jesus de Praga e São Francisco Xavier).

A igreja foi construída com os esforços das quermesses realizadas pelos japoneses de Maringá, e com doações vindas de católicos da Alemanha. A capela foi inaugurada em 1986 e o primeiro pároco, ordenado por Dom Jaime, foi o Padre Sidney Fabril, que assumiu em 1995.

São Maximiliano Maria Kolbe foi um padre polonês que viu uma aparição de Maria aos dez anos de idade e, como consequência, entrou para vida religiosa. Durante a II Guerra Mundial, somada a  perseguição aos judeus, o padre Kolbe morreu como um mártir, pois sacrificou sua vida voluntariamente para poupar um sargento do exército polonês que havia defendido os judeus. 


Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá /Fotos atuais: Arquidiocese de Maringá e Hélio takemi Sakamoto /  Revista 1958-1998 40 anos da missão católica nipo-brasileira em Maringá.


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.