Munícipes no Parque do Ingá - 1980

1980

Logo após a inauguração do Parque do Ingá no início da década de 1970, muitas eram as famílias que, assim como hoje, visitavam as dependências do espaço público e arborizado. O parque foi idealizado e empreendido durante a gestão do prefeito Adriano José Valente (homenageado com uma escultura à entrada do parque) com o propósito de ser o “clube do povo”, uma opção pública e gratuita para o lazer dos maringaenses. 

No entanto, engana-se quem acha que a vegetação do Parque do Ingá é completamente intocada pelo homem. A região era um lote de mata nativa conhecido como "bosque Dr. Etelvino Bueno de Oliveira". Na década de 1960, um incêndio devastou parte das árvores nativas, levando o então prefeito de Maringá, Adriano José Valente, a iniciar  estudos para criar uma área verde na cidade em 1969. Após a realização de uma consultoria, iniciada por Anníbal Bianchini da Rocha e com reflorestamento organizado por Luiz Teixeira Mendes, o parque foi inaugurado em outubro de 1971. 

Vê-se na imagem dezenas de munícipes instalados sobre o gramado, entre as árvores. A partir de 1991, o Parque do Ingá foi oficialmente declarado como Parque Municipal, sendo incorporado à Lei Orgânica do Município como área de preservação permanente. Hoje, devido à política de preservação da unidade, a mata é mais densa e bem preservada, não permitindo o mesmo uso do espaço como no passado. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / http://www.odiario.com/historiademaringa/


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.