João Paulino e Antonio Ueno visitam estação de tratamento de água em Kakogawa - 1979

1979


Maringá é cidade-irmã de Kakogawa, na província de Hyogo, no Japão, desde 1972, com a promulgação da lei 946/72. Em 1978, em comemoração aos 70 anos de imigração japonesa no Brasil, o casal imperial herdeiro do trono japonês visitou Maringá. No ano seguinte, em 1979, foi a vez da comitiva maringaense visitar a cidade-irmã no Japão. 

O então prefeito João Paulino (1977 - 1982) presidiu a comitiva composta por ele, Felizardo Meneguetti, Antonio Ueno, Shiniti Ueta, Emilio Germani, Luiza Lemos Dutra, Ana Luiza Asinelli, Branca Fernandes, Noboru Okimoto, Álvaro Miranda Kazumi Taguchi, Eliel, Carlos Asinelli, Maria Luiza Asinelli, Reynaldo Costa, Joaquim Dutra, Maria Luiza Dutra, Tadayoshi Akimoto, Massuo Akimoto e Aroldo Xavier.

Na imagem, o prefeito João Paulino (à esquerda) e o deputado estadual Antônio Ueno (à direita) visitam a Estação de Tratamento de Água em Kakogawa, no Japão, em abril de 1979. Na segunda imagem, autoridades brasileiras e japonesas em reunião. Da direita para a esquerda: deputado federal Antônio Ueno, prefeito de Kakogawa Keiji Nakata, prefeito de Maringá João Paulino Vieira Filho, o tradutor, presidente da Câmara Municipal de Kakogawa Nobunari Horie,, um homem não identificado e o secretário de administração na época, Yoshiaki Oshiro. 


As imagens são de autoria de Shiniti Ueta, filho de Kenji Ueta, empresário maringaense e tradutor da comitiva oficial na viagem ao Japão naquele ano. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Acervo Shiniti Ueta. 


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.