Argemiro Karling em entrevista - 1976

1976


A imagem é de maio de 1976. Segurando o microfone, vemos o professor Argemiro Aluísio Karling durante entrevista à imprensa. A pauta era o reconhecimento da Universidade Estadual de Maringá (UEM) pelo então Ministério de Educação e Cultura, o MEC. 

Lotado no Departamento de Teoria e Prática da Educação, Karling havia ingressado na UEM no início de 1974. Em setembro daquele ano, o reitor Roldolfo Purpur o designou para coordenar o Grupo de Trabalho para o Reconhecimento da instituição de ensino superior, que havia sido criada por meio de lei estadual em 1969. 

Ao longo de quase um ano, Argemiro Aluísio Karling, junto de outros professores, teve a difícil tarefa de convencer os conselheiros do Órgão Federal. Foram diversas viagens a Brasília para obter orientações e estruturar a documentação comprobatória. O trabalho durou quase um ano, dando-se em diversas fases. Uma delas envolveu o aprimoramento do Estatuto e do Regimento da UEM. Em outra etapa, um caminhão foi locado para transportar por volta de 3.500 quilos de documentação.

Em 10 de julho de 1975, o processo foi protocolado no Conselho Federal de Educação. A UEM ainda receberia uma comissão do MEC para atestar as reais condições de suas estruturas.

Em agosto daquele mesmo ano, Karling, Newmar Adélio Godoy, à época vice-reitor, e o professor do Departamento de Direito, João José Leandro, acompanharam a votação da primeira revisão técnica do volumoso processo que visava o reconhecimento da UEM. Com um parecer favorável, atestando que a documentação estava em ordem, a vitória era conquistada.

Mas seria apenas em 11 de maio de 1976, após a publicação em Diário Oficial da União, que a UEM seria reconhecida de fato como fundação de ensino superior pelo Conselho Federal de Educação.

Fontes: contribuições de Marco Antonio Deprá / acervo da Universidade Estadual de Maringá / Museu Bacia do Paraná / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.