Charge de Lukas no vestibular da UEM - 1991

1991

Marcos Cezar Lukaszewing, que ficou mais conhecido como Lukas, nasceu em Mandaguari no dia 30 de junho de 1962. Aos cinco anos, sua mãe leu para ele uma revista do Walt Disney. Entre as lembranças que ficaram marcadas para sempre em sua vida, ele recordava de um dos quadrinhos da personagem Margarida. Aos 16 anos fez seus primeiros traços quando comprou a revista do Tintim, do autor belga Hergé.

Fazia seus desenhos de maneira independente e os distribuía às publicações quando eram pertinentes, mas cartunista não era sua carreira de dedicação exclusiva até o ano de 1990, quando publicou um cartum na Gazeta Maringaense. 

A charge apresentada foi colocada como uma das questões do vestibular da UEM, precisamente como um dos temas para redação dos vestibulandos daquele ano. O cartum, que expressava com acidez a realidade do transporte coletivo de Maringá, tornou-se bastante popular. 

A popularidade do talento rendeu-lhe o convite para se dedicar ao jornal O Diário como cartunista, onde passou a expor seu trabalho diariamente. 

O apelido foi sugerido pelo cartunista Jaguar, do “Pasquim”, por achar seu sobrenome difícil de falar. Lukas diz ter passado fome e que se realizou dentro de suas possibilidades de trabalho. Lançou os livros “O que vier eu traço”, em 1988, e “Demos Graças”, no ano 2000.

Faleceu no dia 29 de agosto de 2011. Lukas, que tinha 49 anos, estava internado na UTI do Hospital São Marcos. Ele estava com pneumonia e seu organismo já vinha debilitado de uma cirurgia, por conta de um câncer na garganta, descoberto em janeiro do ano anterior.

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / UEM - 1991


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.