Aeroporto Regional Dr. Gastão Vidigal - Anos 1990

1990


Os registros mostram o terminal de passageiros, a pista de pousos e decolagens e a taxiway do Aeroporto Regional Dr. Gastão Vidigal, equipamento aeroviário que funcionou na Zona 8, próximo à avenida de mesmo nome, na praça Salgado Filho, entre fins da década de 1940 e o início dos anos 2000. As fotos são da década de 1990.

Inaugurado como campo de aviação em setembro de 1949, a obra foi financiada pela Companhia de Terras Norte do Paraná como uma estratégia para conectar o então distrito de Mandaguari com o espaço aéreo da região. Tratava-se de uma forma mais prática para superar os desafios que eram impostos pelas precárias estradas. 

Em 1953, o equipamento passou a contar com um terminal de passageiros construído a partir de projeto elaborado pelo arquiteto paulista José Augusto Bellucci. O batismo como Gastão Vidigal ocorreu no ano de 1957, durante a efeméride do décimo aniversário de Maringá. 

Visando a sua modernização em face do aumento de companhias aéreas, novo terminal de passageiros começou a ser construído em 1966 pela Engenharia Planalto, de Curitiba. Com projeto do engenheiro civil Dilermando Alan, o prédio foi inaugurado em 1972. Outras melhorias ocorreram depois, como a ampliação da pista para 1.600 metros.


A arquitetura de seu terminal de passageiros assim permaneceu até a transferência das atividades do aeroporto para as atuais instalações, na saída para Campo Mourão. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.